Coordenador : Aline Moreira de Souza
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390035.2201.84665.24022023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação e pós graduação em medicina veterinária da UFF Estudantes de graduação e pós graduação em medicina veterinária de outras instituições Médicos veterinários pesquisadores Médicos veterinários que atuem em Aquários marinhos no Brasil e no mundo Público geral, principalmente crianças e jovens, que já acompanha as mídias do Laboratório Aberto (atualmente 1356 seguidores no instagram @laboratorioabertouff)
Local de atuação: Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM-AquaRio) Laboratório de Pesquisa Clínica e Diagnóstico Molecular Professor Marcílio Dias do Nascimento (LAMADIN) – Departamento de Patologia e Clínica Veterinária - Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ. Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (LABHUVET) – Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho - Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ.
Objetivo
- Monitorar o plantel do Aquário Marinho do Rio de Janeiro por meio de exames laboratoriais contribuindo para a avaliação clínica dos animais mantidos em ambiente ex situ; - Oportunizar aos alunos de graduação e pós graduação em Medicina Veterinária da UFF o aprendizado da hematologia e clínica de peixes, campo em expansão onde há procura por profissionais habilitados. - Divulgar em artigos científicos os valores de referência hematológicos e bioquímicos de diversas espécies de peixes, o que contribuirá para a conservação inclusive de espécies em vias de extinção. - Divulgar em ações presenciais e remotas do Programa Laboratório Aberto os cuidados com a vida marinha e o meio ambiente e curiosidades sobre a temática, ajudando a divulgar a ciência para todos.
Resumo
A manutenção do plantel de zoológicos e aquários demanda vigilância constante dos diferentes aspectos que interfiram na qualidade de vida dos animais envolvidos, desde o monitoramento de parâmetros ambientais ao acompanhamento do comportamento típico das diversas espécies do plantel. Parte fundamental para a garantia da qualidade de vida é a realização periódica de exames laboratoriais que auxiliem na avaliação da sanidade dos indivíduos e permitam um diagnóstico mais preciso e, por conseguinte, tratamentos mais precoces e eficientes. Assim sendo, esse projeto tem como objetivo monitorar o plantel do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM-AquaRio) por meio de exames laboratoriais, contribuindo para a avaliação clínica dos animais mantidos em ambiente ex situ. O projeto permite, ainda, oferecer uma formação mais sólida para os estudantes de medicina veterinária da UFF por dar acesso aos alunos a inúmeros exames de diversas espécies de diferentes níveis tróficos, histórias de vida, e de ecossistemas marinhos, dulcícolas e de transição. O banco de dados também dá fundamentação ao desenvolvimento de pesquisas relevantes para o conhecimento científico, visto que muitas espécies possuem consideráveis lacunas do conhecimento que dificultam o tratamento correto das diversas mazelas comuns ao ambiente ex situ, sendo de interesse mútuo que tais informações sejam convertidas em publicações voltadas à comunidade científica e à rede internacional de aquários. O projeto integra o programa Laboratório Aberto, e traz novos temas como curiosidades sobre animais aquáticos, medicina veterinária e conservação de espécies animais para despertar o interesse de futuros cientistas da comunidade.